Motivação. Vantagem Competitiva: A estratégia de melhoria da performance empresarial pelo investimento em pessoas. Parte VI. Por Paulo Leão.


Motivação 


É interessante perceber que por vários segmentos que se busque informações do assunto abordado, as recomendações não mudam muito. Marins (2006), retrata em seu semanário, os pontos positivos de um líder de uma equipe de sucesso, usando o exemplo do treinador Felipão. O bom coach ouve, ou seja, a comunicação é bidirecional, existe escuta reflexiva. Além disso, ele, o líder de sucesso, segue o mandamento Be There. Ele está presente, levando confiança e incentivando seu time. Suas emoções são demonstradas. Ele não é falso, pelo contrário, é transparente e não hesita em pedir desculpas. Felipão dá feedbacks imediatos. E o comentário dos jogadores, entre eles, para a televisão, ou onde quer que seja, é que com o técnico sentem vontade de jogar, vontade de vencer. Assim, Felipão consegue o que todo líder mais deseja: que todos os seus liderados dêem tudo para atingir um objetivo comum. Consegue formar em cada jogador um espírito de time, de equipe, de amizade, e impregnar de afeto pessoas que competem entre si.

Em contrapartida, Marins (2006) usa o exemplo de Carlos Alberto Parreira para passar sua idéia do que não deve ser feito a uma equipe, por maior que seja o seu  potencial. O próprio Parreira assumiu com sua arrogante certeza, que não estava preparado para perder a copa do mundo antes das finais e que a vitória da França deveu-se a jogadores disciplinados que seguiram um bom esquema “tático”. Esta derrota nos mostrou a realidade que pouco adianta ter uma equipe de incríveis talentos quando a liderança é fraca, desmotivadora, surda e cega para a realidade e para as evidências que todos insistem em falar e mostrar. Por melhores que sejam os talentos individuais do grupo, líderes arrogantes, soberbos, cheios de si, donos da verdade, não conseguem fazer um time vencedor. Líderes que não vibram com seus liderados, que não se emocionam, que não demonstram indignação com o erro e entusiasmo com o acerto, desmotivam seus times. Para ser líder, não basta ser um excelente técnico. Fica provado que é preciso entender de gente. O verdadeiro líder, antes de tudo, é humilde e faz com que seus liderados se desabrochem, dando tudo de si. E fazem isso porque têm um líder que os motiva, que os empurra. 

* Fonte da imagem: http://www.istockphoto.com/stock-photo-11628838-growth-chart.php

Sucesso!

Juntos somos mais! 

Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Ouvidoria -