Vantagem competitiva: A estratégia de melhoria de performance empresarial pelo investimento em pessoas. Parte II




Para Porter (1989), a vantagem competitiva tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa. Uma forma sistemática para o exame de todas as atividades executadas por uma empresa e do modo como elas interagem é necessária para a análise das fontes de vantagem competitiva.
A cadeia de valores é um intrumento básico para tal. A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação. Uma empresa ganha vantagem competitiva, executando estas atividades estrategicamente importantes de uma forma mais barata ou melhor do que a concorrência.

A obtenção e a sustentação de uma vantagem competitiva dependem da compreensão não só da cadeia de valores de uma empresa, mas também do modo como a empresa se enquadra no sistema de valores geral.

Sucesso!

Juntos somos mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Ouvidoria -