Vantagem competitiva: A estratégia de melhoria de performance empresarial pelo investimento em pessoas. Parte II
Para Porter (1989), a vantagem competitiva tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa. Uma forma sistemática para o exame de todas as atividades executadas por uma empresa e do modo como elas interagem é necessária para a análise das fontes de vantagem competitiva.
A cadeia de valores é um intrumento básico para tal. A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação. Uma empresa ganha vantagem competitiva, executando estas atividades estrategicamente importantes de uma forma mais barata ou melhor do que a concorrência.
A obtenção e a sustentação de uma vantagem competitiva dependem da compreensão não só da cadeia de valores de uma empresa, mas também do modo como a empresa se enquadra no sistema de valores geral.
Sucesso!
Juntos somos mais!
Marcadores:
Estratégia,
Gestão,
Performance,
Planejamento,
Vantagem Competitiva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Ouvidoria -