Organize-se, renda mais, e aproveite melhor suas 24 horas. Por Paulo Leão


Certa vez li que quanto mais tarefas você realiza, mais tempo você tem. Analisando com cuidado, acabei concordando. Você vai terminar a leitura entendendo esse ponto de vista.

Independente do seu ramo de trabalho a pressão por eficácia e agilidade sempre existe. Cabe a cada um de nós se adaptar, ou não. Fato é que quem é mais flexível consegue, no mínimo, viver mais tranquilo.

Para começar, lembro um ensinamento antigo de Ricardo Semler. Ele dizia que ao deparar-se com algo ou alguma situação que aparentemente não tenha utilidade, questione-se: qual a pior coisa que pode acontecer se eu jogar isso no lixo? Na duvida, descarte. Organização começa por tirar o foco de coisas que não são importantes. Explorando um pouco sua imaginação, você consegue expandir esse conselho a praticamente todas as partes de sua vida pessoal e profissional.

Eu era representante e estava em processo de desenvolvimento. O gerente regional mandou me chamar. Me tirou do trabalho para conversar comigo no escritório. Deveria ser algo importante ou ate mesmo uma oportunidade. Quem sabe? Me entusiasmei. Assim que me sentei ele, percebendo minha falha, perguntou: sua agenda esta aí (não existia iPhone naquela época)? Eu respondi negativamente. Ele disse que me chamaria depois COM A AGENDA. Se passaram mais de 15 anos e ate hoje eu não sei o que ele queria comigo. Mas, ficou o ensinamento: tenha sempre uma forma de anotar seus compromissos, agenda, iPhone ou um papelzinho dobrado, que seja. Mas, anote. E cumpra o que se propôs.

Uma outra forma de se organizar muito importante é fazer uma lista de prioridades. Anote todas as suas pendências. Depois, dê notas de 1 a 5. Nota 1 para o que for mais importante e nota 5 para o que não for tão importante assim. Se preferir, pode incluir uma coluna com o status, principalmente para aquelas tarefas que se estendem durante vários dias ou necessita de acompanhamento. Se precisar, você pode incluir uma última coluna com a urgência das tarefas. Com as classificações você está pronto para estabelecer a prioridade de suas tarefas, dedicando-se primeiro ao que realmente merece mais atenção.

Com essas dicas você pode iniciar o seu desenvolvimento com relação `a organização. Organizando-se, você ganha tempo. Ganhando tempo, você pode produzir mais e melhor.

 Fonte da imagem: http://multigolb.files.wordpress.com/2009/12/24_horas-large-msg-113715736304-2.jpg

Sucesso!

Juntos somos mais!

Leão

2 comentários:

  1. Muito legal! Realmente precisamos aprtender a cuidar do nosso tempo, administrá-lo.
    Muitas vezes parece que passou o dia todo e eu não fiz nada! isso é um sentimento horrivel, pois te faz ter um dia perdido no seu histórico pessoal! Muitas vezes tento abraçar 1000 trabalhos e quando vejo, tudo o que eu fiz não vale nem 1!
    Esse texto foi um bom motivador para mim! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o que dissemos aqui já é difundido no mundo administrativo. Mas, a idéia é mesmo converter em prática positiva para quem se interessar. Fico muito feliz em poder ser útil! Obrigado por isso!
    Apareça sempre!
    Abraço!
    Leão

    ResponderExcluir

- Ouvidoria -