COACHING E PLANEJAMENTO 4S



O sucesso de qualquer iniciativa deve nascer através de um planejamento bem elaborado. Então você diz: “Ok! Concordo. E mais... quero ter sucesso então vou começar fazendo o melhor plano possível. Mas, como faço isso?”

Estruturar o planejamento é dificuldade de muita gente. Na maioria das vezes, o simples fato de formalizar sua intenção já minimiza a “miopia” e coloca a situação bem mais clara do que parecia antes.

Entre todas as formas de Planejamento e Coaching que conheço, a que costumo usar mais frequentemente é a 4S. Esse método basea-se em quatro etapas que são: Sonho, Situação, Semente, Sucesso.

Sonho – Começamos buscando a situação ideal. Qual o nosso modelo? Por exemplo, quais são as qualidades de um gerente brilhante? Quais as características de um concorrente bem sucedido? Nesta etapa inicial estabelecemos a meta.

Situação – A etapa mais importante é esta, por permitir a promoção da autoanálise. Muitas vezes, em outra circunstância seria bem mais difícil!

Semente – Agora devemos cruzar as informações já elencadas, comparando nosso objetivo com a situação atual. Quais os pontos merecedores de atenção? Quais as diferenças mais marcantes entre o modelo e a nossa situação atual? Marque os pontos principais. Não escolha mais de cinco ou seis. Depois, liste em ordem de prioridade. Qual o quesito que mais influenciará no nosso plano? Dê a ele o número um e assim por diante.

Sucesso – Utilizando a lista da fase “Semente”, estabeleceremos ações que serão capazes de transformar nosso presente em um futuro de sucesso. Para cada item marcado, crie ações a serem implementadas. Coloque prazos. Varie os tipos de ação, mesclando ações diretas e indiretas, primárias e secundárias, como aumentar o número de contatos com clientes e ler um livro sobre o assunto, respectivamente. Sempre que possível, crie indicadores de performance que funcionarão como marcadores, níveis de desempenho para balizar nossa evolução.

Pronto, já temos um ponto de partida com diagnóstico, metas e prazos bem definidos. Agora é só colocar a mão na massa. Vale ressaltar que tão importante quanto o planejamento e sua implementação é o acompanhamento. Portanto, planeje, implemente e acompanhe.

Sucesso!

Juntos somos mais!

Um comentário:

- Ouvidoria -