Vantagem Competitiva: A estratégia de melhoria da performance empresarial pelo investimento em pessoas. Parte IV. Por Paulo Leão

Os limites da administração tradicional

As práticas administrativas tradicionais geram menos retorno, devido a alguns fatores (NELSON, 1999 apud HESSELBEIN & COHEN, 1999). O primeiro fator é a necessidade de maior iniciativa por parte dos funcionários. Já os gerentes, possuem menos maneiras de moldar o comportamento do funcionário – o comportamento coercitivo e autoritário já não é mais aceitável. A tecnologia limitou as relações interpessoais. Muitos empregados interagem mais com suas máquinas que com seus líderes, enquanto a mais alta tecnologia deveria ao contrário, aumentar o contato nas relações profissionais. Outro fator é o ritmo acelerado da empresa – à medida que aumenta o ritmo nos negócios, o gerente deveria de forma consciente, voltar mais rapidamente a atenção para as pessoas. Depois de demissões e downsizings (que são freqüentes), os funcionários precisam reconectar-se para resgatar a sensação de “segurança” e confiança. A necessidade de opções econômicas para motivar os funcionários já não é novidade, longe disso, os incentivos monetários tornaram-se padronizados como obrigação da empresa e tomaram o lugar de uma estimulante carta de reconhecimento ou de um agradecimento pessoal.

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